FlexDeck - Transformando Ambientes

Melhorando as madeiras com a secagem industrial

Algumas técnicas podem ser usadas para melhorar as propriedades das madeiras. Na FlexDeck, uma dessas práticas é a secagem industrial, um recurso utilizado para deixar o produto final com qualidade superior. Além disso, o processo torna a madeira mais fácil de trabalhar e a produção dos decks mais eficiente. Esse recurso é um dos mais importantes na preparação das madeiras com fins industriais. Mas, afinal, como funciona a secagem?

Quando cortadas, as árvores possuem alto grau de umidade. Isso diminui a resistência mecânica das madeiras e as deixa mais vulneráveis ao ataque de parasitas. A secagem existe para driblar essa condição e pode ser feita de dois modos: ao ar livre ou industrialmente. A realizada ao ar livre dura mais tempo (pode levar seis meses até que a madeira esteja pronta para uso) e não permite o controle ideal das condições. A secagem industrial, por outro lado, não tem esses problemas.

A FlexDeck realiza a secagem industrial depois de estudar todos os fatores que influenciam no processo, como características das madeiras e condições do ambiente. A secagem industrial também diminui os efeitos negativos que o procedimento pode ter ao ar livre, como rachaduras e manchas na madeira. Feita em estufas, a técnica tem três estágios distintos: o aquecimento, a secagem e a uniformização e condicionamento.

No aquecimento, a temperatura é elevada num ambiente de alta umidade do ar. Depois dessa etapa, vem a secagem propriamente dita, quando a madeira perde a água. A umidade do ar é diminuída gradativamente, por meio de bombas instaladas na estufa. Por último, na uniformização, é necessário deixar as madeiras com grau semelhante de secagem para serem condicionadas.

Todos as madeiras utilizadas pela FlexDeck passam por esse importante processo. Desse modo, o consumidor pode ter a garantia de um produto superior, durável e resistente a diversas condições de peso, clima e até organismos parasitas.

Comentários encerrados.